quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PF prende quadrilha que desviava cartões de crédito

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira uma operação para desarticular uma quadrilha que desviava cartões de crédito de dois centros de triagem dos Correios para utilizá-los após desbloqueio fraudulento.

Ao todo, 250 policiais federais atuam na Operação Crédito Fácil para o cumprimento de 42 mandados de prisão e 58 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo na região metropolitana, em Itapetininga e em Limeira. A Justiça Federal decretou o bloqueio de ativos financeiros e veículos dos envolvidos.

A quadrilha também realizava a clonagem de cartões de crédito e de débito e atuava na falsificação de cheques. Os investigados realizam compras, transferências bancárias e pagamentos de boletos bancários com os cartões roubados e com outros cartões clonados.

O prejuízo estimado apenas com o desvio de cartões da Caixa Econômica Federal, de janeiro de 2010 até o mês passado, ultrapassa R$ 4 milhões. Esse valor pode triplicar, caso sejam computadas as fraudes realizadas com cartões de outros bancos.

As investigações fazem parte do projeto Tentáculos, uma parceria entre a Caixa, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, que investigam fraudes realizadas contra o banco.

Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, estelionato, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, com penas que variam de um a 12 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário