domingo, 6 de dezembro de 2009

Aniversário duplo


Aniversário duplo. Hoje, os irmãos Carusos ficam mais velhos e completam 60 anos de idade. No Centro cultural dos Correios, os dois farão o show "De D.João a Napoleão-200 anos de esculhambação" e depois irão para uma recepção com amigos convidados. Além de todas as semelhanças de gêmeos idênticos, os irmãos Chico e Paulo Caruso têm algo em comum: são dois dos maiores chargistas da imprensa brasileira, que fizeram do desenho um implacável instrumento de sátira dos protagonistas da vida do país. Chico ilustra a primeira página de O GLOBO e Paulo publica na FOLHASP e IstoÈ. Os gêmeos Caruso formam na linha de frente de uma geração de chargistas que sucede toda uma linhagem de brilhantes desenhistas satíricos. No início do século passado, Ângelo Agostini fazia tremer a sociedade com suas charges na Revista Ilustrada e na Revista da Semana. Nos anos 40 e 50, Péricles imortalizou o "Amigo da Onça" nas páginas de O Cruzeiro. No final da década de 60, quando O Pasquim revolucionou a imprensa brasileira, surgiram dois jovens "muito parecidos" dispostos a entrar para a ilustre galeria. Eles conseguiram! Hoje, guando o Flamengo por chegar ao hexacampeonato, sabem por que time Chico torce?VASCO...ninguém é perfeito!!

4 comentários:

  1. Realmente são duas feras mas vc tb não fica devendo...

    ResponderExcluir
  2. paulo e chico caruso são gdes cartunistas embora hoje podem se juntar a eles jean,dálcio machado,aroeira...o brasil sempre teve bons profisionais nesta area embora eu enxergue q muitos gostam de sacanear fhc,serra,os partidos de oposição... mas aliviam lula e os mansalões do pt.vcs não são arautos da moralidade mas adoram uma crítica venal!

    ResponderExcluir
  3. os carusos são paulistas que gostam do rio,prinipalmente o chico trabalha no O GLOBO.Publicam em revistas e jornais e sempre tentei "copiar" o traço do Chico...qtq pretenção minha! abrç professor walter, tiago martins. Passei pro curso de Design Gráfico aqui no IFF graças as suas aulas.

    ResponderExcluir